Ir para o conteúdo

Após três meses de obra, Clínica PAI inaugura ala Covid-19 na sexta

Espaço para isolamento, prevenção e tratamento do novo coronavírus poderá receber até 15 pacientes por vez

Após três meses de obras, a Clínica PAI (Polo de Atividades Integradas) inaugurará, nesta semana, uma ala específica para isolamento, prevenção e tratamento da Covid-19. O hospital psiquiátrico, referência para 62 municípios do extremo interior paulista, realizou em tempo recorde a adequação, reforma e equipagem do espaço, que contará com sete apartamentos (com banheiros e dois leitos) e estruturas para as demandas dos pacientes, como ambulatório e setor exclusivo de limpeza, e dos funcionários, como refeitórios e espaço para descanso.

A obra, de 680 metros quadrados, é realizada com recursos proveniente do Ministério da Saúde de R$2.012.907,86. Além da adequação de local para isolamento de até 15 pacientes por vez, a Clínica PAI promove outras ações visando a preservação dos funcionários e atendidos, com a aplicação de rígidos protocolos sanitários.

Para execução do serviço, o hospital optou por contratar mão de obra própria, resultando na entrega rápida das melhorias, sem o comprometimento da qualidade. A equipe de manutenção da Clínica PAI, responsável pela obra, é formada por 12 trabalhadores. Apenas o serviço de pintura foi terceirizado, estando na reta final de acabamento.

A inauguração do local de atendimento Covid-19 está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (30), às 9h. Na segunda-feira seguinte, 2 de novembro, o hospital psiquiátrico iniciará o recebimento de pacientes no novo espaço. Atualmente os internados ficam em quartos reservados, sem contato direto com os demais atendidos e moradores. O mesmo método de trabalho continuará sendo executado, porém, agora em ala mais adequada.

Segundo a direção da Clínica PAI, o paciente que der entrada no hospital fará exame para diagnóstico do vírus no primeiro e após 14 dias, para posterior liberação da ala de isolamento. Neste período, uma equipe formada por dois enfermeiros e nove auxiliares de enfermagem darão suporte exclusivo aos atendidos por este espaço. Os pacientes em quarentena também terão assistências psicológica e social, além de atividades com terapia ocupacional.

A Clínica realiza o rastreamento e tratamento básico da doença, sendo que, se necessário o suporte avançado, o paciente é transferido para a Santa Casa de Adamantina – hospital referência para Covid-19.

O protocolo elaborado por profissionais da Unimar (Universidade de Marília) contempla ainda a distribuição de kits com 50 máscaras e álcool em gel, para utilização dos funcionários do trajeto residência/trabalho, a realização de exames de diagnóstico, aplicação medidas regidas de higienização, além de contratação de médico que realiza atendimento diário aos colaboradores da Clínica. Também há acompanhamento psicológico dos funcionários.

Todo o trabalho é acompanhado por um Comitê de Contingenciamento da Covid-19, formado no próprio hospital.

 

FONTE: impactonoticias.com.br

FACEBOOK
Comente no Facebook
Fotos vinculadas
01/12/2020
Evolução da Nova Ala COVID-19

Acompanhe a evolução da nossa adequação e reforma para atendimento e isolamento de pacientes/moradores com COVID-19. (ALA COVID)