Ir para o conteúdo

Clínica PAI se posiciona sobre casos de Covid-19

Testagem foi realizada em todos os pacientes e funcionários; positivados não apresentaram sintomas do novo coronavírus, sendo que apenas um permanece em isolamento

 

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Adamantina nesta terça-feira (11) trouxe a confirmação de 27 casos na Clínica PAI. Segundo a pasta, apenas um paciente permanece em isolamento, porém, como os demais 26 curados, não apresentou sintomas da doença.

A Clínica PAI esclarece que só foi possível o diagnóstico dos casos com a testagem de todos os funcionários e pacientes. Isso ocorreu na última semana depois da atualização de protocolo de controle da Covid-19.

O hospital psiquiátrico ressalta que desde março, quando iniciou a pandemia no país, adota medidas sanitárias e preventivas para fins de enfrentamento do vírus.

“Foi elaborado protocolo de atendimento e distribuído EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários aos colaboradores e isolados os pacientes. Com a chegada de recurso específico para enfrentamento a Covid-19 foi definido o reforço da equipe multiprofissional com contratação de médico infectologista, enfermeiros, auxiliares e demais profissionais”, explica a Clínica PAI.

Com a atualização do protocolo foi decidido testar todos os pacientes e funcionários. “Para nossa surpresa foi constatado via exame que 27 pessoas tiveram contato com o vírus, e todos estavam assintomáticos. Do total de positivos, 26 estão imunizados, ou seja, já tiveram o vírus, mas não estão transmitindo a doença. E apenas um paciente encontra-se em isolamento, pois o exame detectou que ainda transmite o vírus, mas encontra-se assintomático”, esclarece.

A Clínica PAI enfatiza que só foi possível a detecção dos contaminados devido testagem em massa, já que ninguém apresentou sintomas condizentes com a Covid-19. Atualmente está em adequação no hospital ala de isolamento com novos sete apartamentos (com banheiros e dois leitos) e estruturas para as demandas dos pacientes, como farmácia e setor exclusivo de limpeza, e dos funcionários, como refeitórios e espaço para descanso.


O hospital aplica recurso de R$ 2.012.907,86, do Ministério da Saúde, nas ações de identificação e combate à doença.

FONTE: impactonoticias.com.br